Doenças Psiquiátricas

Transtornos de Personalidade

Por personalidade se entende a totalidade de traços emocionais e de comportamento de um indivíduo. É a soma de seu temperamento e seu caráter. É a forma de cada um reagir ao mundo, com seus traços particulares.

O transtorno de Personalidade aparece quando esses traços são muito inflexíveis e mal ajustados, ou seja, prejudicam a adaptação do indivíduo às situações que enfrenta, causando a ele próprio, ou mais comumente aos que lhe estão próximos, sofrimento e incômodo. O diagnóstico só pode ser dado a partir do fim da adolescência porque só então a personalidade está definida, porém muitas vezes os desajustes já são percebidos desde a infância.

As causas precisas dos transtornos de personalidade ainda são desconhecidas. Acredita-se que há fatores genéticos e ambientais envolvidos. E a relevância de cada um varia em cada caso. Sobre o tratamento é certo que a psicoterapia é o mais importante instrumento terapêutico. Os psicofármacos não tratam a personalidade e sim apenas os sintomas comórbidos onde ansiedade e depressão são os mais comuns.

Padrões de comportamento permanentes e profundamente arraigados no ser, os quais se manifestam como resposta inflexíveis a uma ampla série de situação pessoais e socias. Elas representam desvios extremos ou significativos do modo como o indivíduo médio, em uma dada cultura, percebe, pensa, sente e, particularmente, se relaciona com os outros.

Conforme a Classificação Internacional de Doenças 10 (CID-10), os tipos de Transtornos de Personalidade são:

  • Transtorno de Personalidade Paranoide: transtorno da personalidade caracterizado por uma sensibilidade excessiva face às contrariedades, recusa de perdoar os insultos, caráter desconfiado, tendência a distorcer os fatos interpretando as ações imparciais ou amigáveis dos outros como hostis ou de desprezo; suspeitas recidivantes, injustificadas, a respeito da fidelidade sexual do esposo ou do parceiro sexual; e um sentimento combativo e obstinado de seus próprios direitos. Pode existir uma superavaliação de sua autoimportância, havendo frequentemente autorreferência excessiva.
  • Transtorno de Personalidade Esquizoide: transtorno da personalidade caracterizado por um retraimento dos contatos sociais, afetivos ou outros, preferência pela fantasia, atividades solitárias e a reserva introspectiva, e uma incapacidade de expressar seus sentimentos e a experimentar prazer.
  • Transtorno de Personalidade Dissocial (Antissocial):  transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidas. O comportamento não é facilmente modificado pelas experiências adversas, inclusive pelas punições. Existe uma baixa tolerância à frustração e um baixo limiar de descarga da agressividade, inclusive da violência. Existe uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito a entrar em conflito com a sociedade.
  • Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional (“Borderline”): transtorno de personalidade caracterizado por tendência nítida a agir de modo imprevisível sem consideração pelas consequências; humor imprevisível e caprichoso; tendência a acessos de cólera e uma incapacidade de controlar os comportamentos impulsivos; tendência a adotar um comportamento briguento e a entrar em conflito com os outros, particularmente quando os atos impulsivos são contrariados ou censurados. Dois tipos podem ser distintos: o tipo impulsivo, caracterizado principalmente por uma instabilidade emocional e falta de controle dos impulsos; e o tipo “borderline”, caracterizado além disto por perturbações da autoimagem, do estabelecimento de projetos e das preferências pessoais, por uma sensação crônica de vacuidade, por relações interpessoais intensas e instáveis e por uma tendência a adotar um comportamento autodestrutivo, compreendendo tentativas de suicídio e gestos suicidas.
  • Transtorno de Personalidade Histriônica: Transtorno da personalidade caracterizado por uma afetividade superficial e lábil, dramatização, teatralidade, expressão exagerada das emoções, sugestibilidade, egocentrismo, autocomplacência, falta de consideração para com o outro, desejo permanente de ser apreciado e de constituir-se no objeto de atenção e tendência a se sentir facilmente ferido.
  • Transtorno de Personalidade Anancástica: Transtorno da personalidade caracterizado por um sentimento de dúvida, perfeccionismo, escrupulosidade, verificações, e preocupação com pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas. O transtorno pode se acompanhar de pensamentos ou de impulsos repetitivos e intrusivos não atingindo a gravidade de um transtorno obsessivo-compulsivo.
  • Transtorno de Personalidade Ansiosa (Esquiva): Transtorno da personalidade caracterizado por sentimento de tensão e de apreensão, insegurança e inferioridade. Existe um desejo permanente de ser amado e aceito, hipersensibilidade à crítica e a rejeição, reticência a se relacionar pessoalmente, e tendência a evitar certas atividades que saem da rotina com um exagero dos perigos ou dos riscos potenciais em situações banais.
  • Transtorno de Personalidade Dependente: Transtorno da personalidade caracterizado por: tendência sistemática a deixar a outrem a tomada de decisões, importantes ou menores; medo de ser abandonado; percepção de si como fraco e incompetente; submissão passiva à vontade do outro (por exemplo de pessoas mais idosas) e uma dificuldade de fazer face às exigências da vida cotidiana; falta de energia que se traduz por alteração das funções intelectuais ou perturbação das emoções; tendência frequente a transferir a responsabilidade para outros.

 

Associações e links:

ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria)      
APBr (Associação Psiquiátrica de Brasília)

Leituras: Mentes perigosas – Ana Beatriz Barbosa, Corações Descontrolados – Ciúmes, Raiva, Impulsividade - o Jeito Borderline de Ser – Ana Beatriz Barbosa.

Filmes: Garota interrompida – 1999, Igual a tudo na vida – 2003, Gênio indomável – 1997, Um estranho no ninho – 1976, Laranja mecânica - 1971, O Silêncio dos Inocentes – 1991, Jornada da Alma – 2003.